quarta-feira, 19 de junho de 2013

Como reconhecer um Gramofone FALSO? (réplica)

Chamado de Crapofone, a réplica do gramofone às vezes é tão convincente que nos engana, e nos dão prejuízos enormes. Tenho notado ultimamente no Mercado Livre, vendedores querendo passar réplicas baratas (São comumente fabricadas na Índia) como originais. Compradores iniciantes podem cair nesse conto do vigário muito rápido, então esteja atento os detalhes desta matéria. O pior sobre tudo isso é que eles não são valorizados e você não conseguirá vender para nenhum colecionador, ou seja, o valor é apenas sentimental. Lembre-se: cópias nunca terão a qualidade dos originais, por não possuírem os mesmos materiais nobres.

Ajuda do artigo publicado no site: www.razzarsharp.com

De onde eles vêm?

Normalmente são fabricados na China, Taiwan, Paquistão e Índia.

Como eles costumam nos enganar?

Como são fabricadas a partir de inúmeras peças de diferentes tipos e marcas de gramofones, o modelo a partir dessa obra de Frankenstein, torna-se indecifrável, porém, um pouco fácil de se identificar.

Usando a imagem clássica da HMV - His master's Voice (posteriormente RCA Victor), os crapophones costumam enganar os novos conhecedores pelo estilo retrô, fazendo-os pensar que é um artigo raro e antigo

Marca clássica da HMV / RCA Victor


Como identificar?



A. Campana de latão fino. B. decorativa gravação na campana com design chinês ou indiano.
C. caixa de ressonância de estanho barato. D. torre feita de cano. Neste caso, nem sequer liga para a braço.

E. A caixa ou gabinete é feito de madeira de pinho. F. A torre são duas peças de estanho soldadas em conjunto para fazer uma borda dura. G. O Falso Victor ou Victrola tem uma placa de série de identificação. H. Suporte da torre em estanho frágil com desenho em relevo decorativo. I. Manivela com cabo de plástico. J. Tosco e barato controle de velocidade em estanho e controles de volume.


O reprodutor falso!
 O Reprodutor falso que leva o nome HIS MASTER'S VOICE, existente na maioria dos crapophones é feito em metal barato e estanho.


Os Falsos decalques e placas!

Abaixo estão algumas amostras dos falsos decalques Victor e placas seriais Victrola que são colocados em cada reprodução ou fonógrafos para enganar o comprador a pensar que eles são máquinas originais "Victor". Estas são três das muitas variedades de placas de identificação que você vai ver.



Gramofones mutantes?

Geralmente, alguns gramofones falsos dão muitos sinais do tipo: - Ei, olha pra mim! Sou Made in China!
Então vamos entender melhor essas aberrações...

A. Este é um sinal claro de que o motor neste modelo de Gabinete de fonógrafo não é original. A pessoa usou um motor diferente, e perfurou um novo buraco para que o motor e a manivela caibam no gabinete do fonógrafo.

B. Esta foto foi doada pelo proprietário da obra de arte. Eles pensaram que tinha um fonógrafo original com uma campana, mas, na realidade, esta é uma Victor Victrola Modelo IV, modelo de mesa. Além disso, a plataforma giratória e motor foram a de um disco de diamante Edison modelo S-19. O chifre em si foi tomada a partir de um modelo Inglês e anexado à caixa. De nenhuma maneira tinha qualquer função. A manivela foi tomada a partir de um Edison e se sobressai muito longe do gabinete. Este é apenas um exemplo de um "Crapophone".

C. Aqui está um modelo de reprodução chinesa que estava sendo vendido como um autêntico fonógrafo Victor. Observe a placa do modelo Victor 5 de série na parte da frente. Outro ponto estranho é a manivela inclinada saindo de cima do gabinete. Estes manivelas são normalmente encontrados em uma vitrola portátil Thorens. Thorens era um fabricante popular de motor para portáteis. Portanto, essa pessoa pegou o motor da Thorens e colocou nessa caixa do fonógrafo tentando passá-lo como um verdadeiro Victor Talking Machine Co. Victor 5 gramofone.
O modelo de motor da thorens (à direita) copiado descaradamente

Fui enganado e agora?

Você pode até querer colocar uma ação na justiça, mas acho pouco provável o vendedor lhe fornecer os documentos necessários para ajuizar a causa.  Se for um antiquário, peça o número do CNPJ com muita descrição, pois ninguém gosta de resolver na justiça. Em todo caso consulte um advogado, mas lembre-se: sem notas fiscais e documentos, nenhum vai pegar a causa.

Mais falsificações!



O que peço é atenção! Se desejas ter um gramofone apenas para escutar discos, decoração e etc, e quiser um preço não muito exorbitante, compre uma réplica. Mas se quiser ter um bem valorizado e duradouro, pesquise exaustivamente até que encontre um modelo igual ao que vai comprar, para depois não ficar reclamando de que te passaram a perna...Bom por hoje é só, fique à vontade para perguntar e expressar opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário